Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios. Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência. 1 Timóteo 4:1
Como meu coração tem doido pelos que se afastam, não por que a igreja perca, mas por aqueles que se perdem, a igreja na verdade nunca perde, o Senhor da igreja a fez vencedora por natureza.
Quando uma pessoa se deixa envolver por um espírito enganador, logo ela é envolvida também pelo espírito de rebelião e pelo espírito de cegueira. Assim liderança já não faz sentido e a verdade diante de seus olhos não é reconhecida.
Quem são os homens que levam consigo o espírito de engano? Quais são os canais que satanás usa para que estes se aproximem de nós?
Vamos juntos caminhar por textos bíblicos, pois luz para o caminho e lâmpada para os pés é a palavra. (salmos 119:105)
A primeira pista que o texto nos dá mostra que este espírito vem por pessoas que falam, e damos ouvidos, pessoas que antes do enganar conquistaram nossa atenção. A primeira missão do espírito do engano é criar um canal de comunicação, ele só pode levar seu plano avante se tiver a oportunidade de te oferecer a mensagem.
Continuando nosso raciocínio usando o texto acima vemos que para este plano ir adiante o canal que é usado pelo espírito de engano deve conquistar o respeito de um doutrinador, para simplificar uma pessoa que tenha confiança e “moral”, que suas palavras possam soar como palavras vindas de Deus, que na verdade são doutrinas de demônios.
Estas pessoas então assumem por si só muitas vezes uma atitude liderança quase que messiânica, ele se põe como o guardião da verdade, se oferece como os olhos do povo. Coloca como se todos estivessem cegos e a luz brilha-se somente em seus discursos.
Mas a bíblia afirma que é possível que a luz que algumas pessoas possuem seja trevas.
Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! Mateus 6:23O próprio satanás que é o príncipe das trevas pode se fazer um aparente portador de luz.
E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. [2 coríntios 11:14]
A operação do engano é como o dinheiro falso, ele tem em sua impressão uma declaração de valor, que na verdade embora esteja expressa pelo que se comunica na nota não tem valor algum.
Isto me faz lembrar uma historia do inicio de nossa caminhada como pregador, eram tempos de alguma dificuldade financeira o rebanho era pequeno os recursos eram poucos, muitos ainda não havia descobertos as bênçãos em Cristo e as ofertas na igreja ainda eram regradas por um pensamento nada bíblico, recebemos em uma determinada noite de culto uma nota que naquele tempo representava um valor expressivo pra nosso ministério. Foi uma alegria passageira, no dia seguinte descobrimos que o valor ofertado era falso. O que penso hoje é que nossa falta de intimidade como a moeda verdadeira nos fez ser iludidos com a falsa, mas no banco onde se possui intimidade com a verdadeira isto foi facilmente reconhecido.
No banco o contato com a verdadeira é constante sendo assim eles estão mais aptos para identificar. Assim quem tem se envolvido com a verdade e mantém contato constante com ela reduz sua chance de ser levado por um espírito de engano.
Cuidado com a influencia de falsos mestres.
Estes são homens tomados de hipocrisia e de consciência cauterizada. (1 Timóteo 4:2)
Existe uma frase de Milor Fernandes que pode nos ajudar.
“quão admiráveis são as pessoas que conheço pouco”
E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. 2 Pedro 2:1-2
Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva. Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro, Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo. Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; 2 Pedro 2:17-21.
Hoje muitos confundem performance com testemunho, aceitam marketing pessoal no lugar dos frutos, assim abraçam trevas na ilusão de estarem com luz. Como disse no principio meu coração dói por estes, por que o lampejo e a empolgação passam e depois se tornam frios, calados, sem fruto e sem vida.
O que fazer?
Somente sentir a dor, somente esperar com paciência no Senhor.
Apenas lamentar por aqueles que em breve sabemos que vão chorar.
Não senhor, acredito que é hora de mudar.
Minha boca, meu programa, minha pagina e Tudo que puder usar de maneira alguma vai calar.
Em dias em que se despreza o altar, em que muitos falam sem nada dizer.
Estou pronto para clamar. Igreja se levante para denunciar.
Quero ouvir a verdade ainda que para muitos isto seja pesar, Quero ser Jeremias pregando ainda que muitos se recusem a escutar.
Continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário