quinta-feira, junho 16, 2011

Como lidar com a inveja?

Em Gn 26:14, diz a Palavra do Senhor que os filisteus tinham inveja de Isaque. A inveja é algo presente na vida de todos, em alguns acontece pelos bens, casa, carro, empresa, em outras situações por condições de status, ciclo de amizades, porque recebeu uma benção, enfim em absolutamente tudo podemos sofrer inveja. Mas o que é inveja?
Inveja é um sentimento de cobiça em relação ao que a pessoa tem. Geralmente é gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor.
No caso de Isaque, seu enriquecimento veio pela benção do Senhor e isso fazia toda a diferença na condução de sua vida. Nem por isso ele ousou provocar, questionar ou bater de frente com os invejosos. Nisso podemos aprender bastante com Isaque, não vale a pena ser presunçoso, arrogante, porque se temos algo de bom em nossas vidas, devemos ao Senhor, afinal foi Ele quem nos capacitou, criou a situação, enviou recursos, nos deu oportunidades, Deus foi quem proporcionou a nossa benção e nisso devemos glorificá-lo.
Por estar sendo honrado pelo Senhor, Isaque foi expulso de Gerar (vers. 16) e então saiu para continuar a sua vida. Você não pode parar porque alguém tem inveja de você. Se está na benção, continue, Deus é contigo!
Isaque continuou o seu trabalho, foi para o vale mas prosseguiu com seus desafios. Agora necessitava de suprimento, água, então ordena a seus servos que cavem um poço e nele encontram o suprimento, mas a inveja ainda continuava o perseguindo e houve grande contenda e nisso chamaram o nome do poço Eseque. Perceba, continuou no foco de sua vida, mas continuava a ser perseguido porque a inveja dominava aos que estavam ao seu redor. A perseguição dos invejosos não pode te parar, continue o seu caminho no Senhor, porém não caia em contenda.
Após sair da contenda, inicia mais uma vez o processo de trabalho para o resultado da benção, então encontram novamente água, mas por esse poço houve inimizade e, por isso, lhe deu o nome de Sitna. Não deixe que a inveja traga inimizade a quem quer que seja. A inveja traz inimizade entre irmãos, amigos, colegas de trabalho e até mesmo de irmãos em Cristo. Se dermos ouvidos às palavras invejosas ficaremos com raiva dos invejosos e logo teremos então inimizades. Fique atento com o que o Senhor nos ensina em relação à inveja, não deixe que ela estrague a sua vida com Deus e com aqueles que o próprio Senhor colocou junto de Ti.
Novamete, Isaque sai do problema, afinal não precisava viver em contendas ou no meio da inimizade, pois tinha a benção de Deus, então vai a outro lugar, cava outro poço, e você deve estar pensando, o que vai acontecer agora??? Nesse momento os invejosos já não tinham mais motivos pra perturbá-lo, afinal, saiu da contenda e da inimizade, deixou pra trás, e até pareceu uma perda, mas preferiu continuar com a benção do Senhor e, o que restou foi um grande momento onde seu trabalho trouxe o resultado tão esperado, a paz reinou e houve um grande espaço para Isaque e seus servos, por isso deu o nome do poço de Reobote e disse:Porque agora nos alargou o SENHOR, e crescemos nesta terra.”
A palavra do Senhor tem resposta pra tudo em nossas vidas, por isso a cada ensinamento vale à pena parar e analisar onde podemos utilizá-lo. Como a inveja é algo presente em todos os nichos da sociedade, aprendemos então que não vale a pena um confronto, que a aparente perda pode ser apenas mais um degrau dos vários propostos na caminhada, que a contenda e inimizade não podem fazer parte da nossa história, porque o que Deus tem preparado é um lugar de paz, largo, grande onde haverá crescimento.
Os invejosos talvez queiram somente impedir que você chegue ao lugar que o Senhor te preparou, por isso, continue, não perca seu tempo com a inveja.
No amor de Cristo,
Pr Leandro Faria
ICM Poá

Nenhum comentário:

Postar um comentário