terça-feira, janeiro 22, 2013

Vivendo para Honrar




Honra: Na raiz primitiva do hebraico significa estar pesado, pode ser em um sentido negativo (incomodo, severo, aborrecido) ou no positivo (numeroso, rico, honroso).

O termo hebraico. Kabed, significa reconhecer o peso de alguém, seu valor ou sua autoridade.

(http://www.netivyah.org.br/index.php?cod_secao=estudo_09) um estudo bem interessante, recomendo.

No caso de Mordecai isto fica mais evidente quando o rei pergunta o que foi feito, ou acrescentado ao homem que lhe salvou a vida. A resposta dos servos foi “nada foi feito para ele”.  (Ester capítulo 6).

Jesus disse:

Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará. (Jo 12:26)

Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. (Mt 15:8)

Mateus 13: 53-58.

Fica claro na conclusão do texto que ao retermos a honra que devíamos entregar, limitamos o favor disponível para nos abençoar. A unção que eu honro me abençoa.

Estes homens tinham comprovações do poder e da sabedoria de Jesus, mas estavam presos ao conhecimento natural de Jesus, e não reconheciam quem era Ele de verdade. A intimidade natural pode nos fazer ignorar a benção que esta sobre alguém que Deus colocou para nos abençoar.

Quando Abrão dizima a Melquisedeque, quem era maior.?

Quando Jesus vai até João Batista para ser batizado, quem era maior?

A intimidade não pode se sobrepor a honra.

Quando negamos a honra também negamos o favor (Malaquias 1)



Lucas 7: 36-50.

Jesus cobra de Simão 3 manifestações de honra.

Água para os pés: o reconhecimento do duro caminho para chegar até ali.

Saudação com o ósculo: um beijo na face era um sinal de respeito e amizade, uma forma de estabelecer aliança.

Óleo para os pés. O óleo é a marca da posição e da autoridade determinada por Deus

O verbo “hadar”, honrar, ornamento, glorificar é usado para descrever as relações humanas, pois, honrar, glorificar, implica à obediência, mas também o respeito, a estima e a afeição. 
Vejamos a ordem prescrita na Torah

Honra nas relações humanas:

1 - Honrar pai e mãe
Honra a teu pai e tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa. (Efésios 6:2)

2 - Honrar os mais velhos.
Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho; e terás temor do teu Deus: Eu sou o Senhor. (Levítico 19:32).

3 - Honrar a mulher.
Demonstrar honra a mulher ideal. “Enganosa e a graça e passageira a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor será louvada (honrada).” (Pr 31:30)

4 - Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina. (1 Timóteo 5:1)


5 - Honrar o homem como criação de Deus. Honrar ao homem como criatura de Deus. “Que é o homem mortal, para que te lembres dele; o filho do homem para que o visites? Contudo, pouco menor do que Deus o fizeste, e de glória e de honra o coroaste.” (Sl 8:4-5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário