Inversão de valores
Há outro mal que vi debaixo do sol, um erro cometido pelos que governam: Tolos são postos em cargos elevados, enquanto ricos ocupam cargos inferiores. Tenho visto servos andando a cavalo, e príncipes andando a pé, como servos Eclesiastes 10:5-7.
Há muito esta passagem tem gerado um desconforto em meu coração, penso em como este mal tem sido recorrente, constante e evidente. Os que governam, seja o país, ou a igreja valorizam a performance, o desempenho (leia-se com isto apresentação) no lugar de exaltar valores.
Quando a palavra diz a respeito de tolos que ocupam lugares altos, cargos elevados. Como um apaixonado que sou da pregação não consigo pensar em lugares mais elevados que os púlpitos das igrejas. Quantos tolos que sabem se apresentar bem, que comunicam com arte e emoção porem sem unção, um grupo sem verdadeira chamada ou que a perderam em alguma parte do caminho que leva a multidão ao delírio, êxtase ou outra sensação, alimentando o eu, pregando e ensinando a viver quando a mensagem do evangelho é fazer morrer (Romanos 8:13). Este tipo de mensagem que faz do evangelho açúcar e não o Sal. Caminhando pelo Brasil vejo gente colocando preço no show sem pensar no valor do homem, estabelecendo o cachê de um artista que por Reais e até dólares pode se medido.
Mas quanto vale a mensagem de um profeta? O canto de um adorador? Estas coisas não tem preço. São riquezas que não se medem. Tesouros que não se compram.
Medir a riqueza de um mistério é mais que um exercício de contabilidade ou uma análise de popularidade, nem mesmo sinais e maravilhas entram nesta conta, é possível que muitos curem enfermos, expulsem demônios e diante dEle sejam vistos como tolos ocupando um lugar de honra que não lhes pertencem, pois o Senhor não os conhece e nem os considera parte de seu rebanho (Mateus 7:21-23). O que apresentamos diante de todos sob as luzes da igreja não impressiona o Senhor da casa, nas contas dEle são as duas moedas da pobre viúva que de fato somam em seu reino, a riqueza está em matar o eu, anulando a vontade (Lucas 21:3).
Smirna, a igreja mais pobre da Ásia recebeu uma carta dEle que atestava sua riqueza, dizendo: “Eu sei as tuas obras, e tribulação pobreza, mas tu és rico” (Apocalipse 2:9). Laodicéia que se apresentava como rica é posta abaixo da pobreza é chamada de miserável, e recebe o conselho de comparar do verdadeiro ouro que é refinado no fogo, então aquela riqueza aparente é falsa, desprezível e inútil (Apocalipse 3:17-18).
Nem sempre reconhecemos os ricos para com Deus, por vezes damos lugar a tolos, negamos aos príncipes a honra que lhes cabe desviando recursos do seu propósito original e Divino.
Nesta reflexão não quero ser juiz, mas quero ser justo. Não quero atacar, mas tenho um desejo enorme de honrar quem é de direito, privilegiar aqueles a quem cabe o privilégio, reconhecer valores que vão alem dos dons. Resultados podem construir uma reputação, o conceito que as pessoas têm a meu respeito, mas o caráter é o que Deus pensa de minha pessoa. A prova verdadeira do caráter é o que eu sou quando ninguém está vendo.
A sociedade pós-moderna fez do homem o centro mudando o objetivo da vida. Movidos pelo ter e pelo parecer deixamos de investir no ser. Verdade é que nossa riqueza não está no que temos ou no que recebemos, mas sim no que doamos, doadores são os ricos e generosos é que são os príncipes.
Dons nos ajudam a conquistar, mas só o caráter pode nos levar a manter aquilo que foi conquistado. O impacto dos dons é passageiro, a marca do caráter ficará com as pessoas mesmo quando já não estivermos mais aqui.
Escrever estas linhas não foi um exercício fácil, pois tenho posto minha alma diante do espelho, quando nossa querida editora fez o contato perguntei se ela tinha ligado para o numero certo, incumbindo da responsabilidade mais tarde já deitado em minha cama compartilhei com minha esposa que sorrindo (o que é comum) disse “não podiam ter escolhido melhor”. Confesso que isto me doeu lá dentro, como disse isto é minha reputação, mas eu sei com que tipo de barro o Oleiro esta moldando meu caráter. Se você como eu sabe que não é perfeito, mas está em busca do aperfeiçoamento. Que se incomoda com os valores trocados, que conhece príncipes que estão andando a pé nunca se esqueça.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos Mateus 5:6.
Viste o homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não permanecerá entre os de posição inferior Provérbios 22:29.
Nenhum comentário:
Postar um comentário