quarta-feira, outubro 01, 2014

Liderança Transformacional

LIDERANÇA TRANSFORMADORA

Assista mensagem completa em vídeo





ESBOÇO

Mais do que implementar uma cultura de sucesso e um caminho de vitórias, a nossa proposta é mudança do “DNA”, transformando o homem para transformar a nação.

Algumas lideranças estão presas ao resultado. O estilo de liderança proposto aqui é o que age no homem diretamente. Na prática vamos além do alvo proposto, vamos à transformação do indivíduo.

Há uma tentação que cerca a liderança envolvida na obra do Senhor é se envolver com processos e liturgias, muitas vezes ignorando o alvo principal da liderança, “PESSOAS”!

---

Para Bass (1985), os líderes transformacionais são agentes da mudança, incitam e transformam as atitudes, crenças e motivos dos seguidores, tornando-os conscientes das suas necessidades.

O evangelho de João se diferencia um pouco dos demais em muitos aspectos, é um evangelho mais de revelação do que de informação, os demais contam os milagres, João chama todos os milagres de sinais, dando a clara idéia que eles apontam para algo maior, que por traz de cada milagre existe um significado.


Qual o primeiro milagre ou sinal de Jesus?

Resposta fácil: transformar água em vinho”.

Marcos foi o primeiro evangelho e em “Marcos 1: 15” está a primeira mensagem: Arrependei-vos, “metanoia” no grego, que nos ensina sobre a transformação de nossa mente (Romanos 12:2).

Em “Lucas 5: 10” temos o primeiro chamado, a chamada de Pedro indica uma transformação de quem ele era para quem seria após o processo.


Vencendo o conflito de gerações:

“Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.” Salmos 100: 5

Tenho observado que o rompimento entre as gerações tem sido um limitador ao crescimento de uma liderança saudável e poderosa.

Um conflito entre reacionários e revolucionáriosReacionários resistem às atualizações e os revolucionários a sabedoria dos antecessores. Um exemplo prático de ajuste entre gerações seria Ester e Mordecai. A mentoria de Mordecai levou Ester a uma posição muito superior a qualquer expectativa.

Quando observo conflitos de gerações percebo em muitos casos que os dois estão certos e os dois estão errados.  Explico: Mentores estão certos quando são firmes quanto aos valores e bases que não podem ser negociados, porem estão errados quando não consideram os avanços e progressos que cabem a nova geração. Discípulos estão certos em buscar o progresso pertencente ao seu tempo e errados ao desconsiderar a sabedoria e solidez dos mentores da geração anterior.

Um dos princípios da liderança de Jesus é que ele não pretendia ser o teto, mas sim a base. Liderança servidora não é telhado é alicerce!

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.” João 14:12


Cultura da Honra e da Paternidade.

O novo líder que é moldado pela geração anterior, será uma amostra de quem o enviou, assumindo uma herança, uma riqueza já conquistada. (Mateus 10: 25, 40)

“Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.” Mateus 10: 40

Jesus enviou os apóstolos e os apóstolos enviaram uma nova geração, referenciadas por seu ministério.

Veja que Paulo leva cartas da igreja de Jerusalém e mais adiante ele envia pessoas com cartas assinadas por ele, estes vão como filhos, seguindo uma semelhança, ensino e espírito (1corintios 4: 14-17).

Liderança tem que transformar a matéria bruta em um líder lapidado à forma do líder da geração anterior.  O motivo de líderes se sentirem fracos ao ponto de pedirem a morte é porque não geraram pessoas no mesmo espírito de seu ministério.

Moisés: Nm 11: 1, 15, 16-17.
Elias: 1 Re 19: 4, 14-19.
Igreja de Jerusalém: At 6: 1-3.

Compreendendo a liderança Servidora.

(Princípios extraídos do livro Líder Extraordinário)

A parábola do bom samaritano.
“E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.” 
Lucas 10:25-35
Este texto é um conflito claro entre o estilo de liderança de Jesus e o modelo tomado pela religiosidade.

1 - Toda liderança deve considerar que vamos lidar com um material afetado por um ataque violento do adversário.
2 - Todo líder deve ver nas pessoas a sua missão.
3 - O líder aqui é figurado por um samaritano. Mal visto, criticado e até marginalizado pela classe religiosa.
4 - É necessário ao líder servidor ter consigo os elementos da cura.
5 - O líder encaminha. Jamais devemos dominar ou aprisionar.
6 - Todo líder deve ser uma fonte e não um reservatório de recursos.
7 - Aprenda a delegar e recompensar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário