segunda-feira, junho 17, 2013

52 Dias de Reconstrução - 35º Dia


Deus aviva o coração e a fé

Leitura: Esdras 6

Parte 1

Deus desejava avivar o coração e a fé, o compromisso do Seu povo com a missão do Seu Reino. É nesse contexto que Deus levanta outro homem, o qual aparecerá na história até o capítulo 6. Os personagens centrais, na construção do templo, eram Zorobabel e Josué, mas no capítulo 7 aparece um jovem, vindo da Babilônia, cujo nome era Esdras. Esse jovem agora entra no cenário dessa história. Deus levanta pessoas toda vez que quer fazer algo tremendo. Ele começa tocando o coração de pessoas. É assim que Deus faz. Toda vez que quiser fazer uma coisa tremenda, Ele tocará o nosso coração. Porque Ele escolhe pessoas como veículos da Sua graça; pessoas que tem defeitos, problemas, dificuldades, mas que Ele pode usar para Sua glória.

É nesse contexto que o livro de Esdras continua sua história. A partir do capítulo 7 é relatado sobre quem era Esdras, qual foi a autoridade dada a ele, e tem uma expressão no contexto do livro que se repete todo o tempo no capítulo 7, essa expressão vai e volta, vai e volta... Esdras escreve assim:

“E a boa mão do Senhor estava sobre nós...,” “porque a boa mão do senhor estava sobre nós”, o rei nos mandou com autoridade, autoridade até para nomear juízes seculares que julgassem segundo a lei de Deus, “porque a boa mão de Deus estava sobre nós”, todos os recursos para a execução desse projeto judiciário e de ensino cris-tão foram autorizados e pagos pelo império. “Porque a boa mão do senhor estava sobre nós”, 1500 homens mais seus filhos mais suas esposas e todos os seus bens, toneladas e toneladas de prata e ouro que havia sido dedicado para esse projeto vieram em segurança, sem que um soldado guardasse a caravana. “Porque a boa mão de Deus estava sobre nós”, tantas coisas nos aconteceram.

A dica de Esdras para termos a “boa mão do Senhor sobre nós” é muito simples, ele diz assim: “A mão bondosa de nosso Deus está acima dos que o buscam”.

Você quer que a mão de Deus esteja sobre sua vida? Faça simples-mente isso: busque ao Senhor.

A Bíblia diz claramente em vários lugares “buscar-me-eis e me achareis, quando me buscares de todo o vosso coração”. Interessante que às vezes confundimos a busca a Deus, com os nossos costumes religiosos ou confundimos a busca a Deus, com algumas práticas cultuais. É muito fácil colocarmos um lixo dentro de casa, como ter uma imagem, passarmos por aquela imagem e a reverenciarmos, imaginando que isso é buscar a Deus. É, também, muito comum, termos uma Bíblia em casa, aberta no Salmo 91, e muitas vezes nem lemos mais aquele texto; só passamos a mão na Bíblia, como se disséssemos “opa, fui abençoado!” e imaginamos que isso seja buscar a Deus. Achamos que buscar a Deus é algum tipo de liturgia. Há pessoas que todos os dias oram a mesma oração, de manhã cedo e de tarde repetem as mesmas palavras, mude-as.

Nenhum comentário:

Postar um comentário