Toda construção exige limpeza
Leitura: Esdras 9 e 10 Dois pontos fundamentais neste texto:
Verso 1-5 -O pecado evidente que trazia a contaminação.
É preciso reconhecer o erro cometido.
O povo tinha se misturado com outros povos e deixado as ordenanças de Deus. Todas as vezes que não vigiamos estamos correndo um sério risco da contaminação. A Bíblia fala sobre vigiar, e se observarmos, o vigiar vem antes de orar. Precisamos observar o que está a nossa volta, verificar se há possibilidade de contaminação e orar a Deus para que Ele nos livre. Quando o pecado se tornou evidente e a contaminação por consequência, torna-se necessário uma limpeza.
• Precisamos lembrar que toda limpeza exige:
1.1 - Vontade: eu renuncio a minha para fazer a de Deus. Paulo re-lata da necessidade de se vencer a nossa própria vontade, que é uma luta contra os nossos próprios desejos. Porque o que eu faço não aprovo, pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. Romanos 7:15
1.2 - Esforço: “Paulo fala sobre vencermos a concupiscência da carne”. Vencer a Cobiça (desejar algo que é fora dos princípios de Deus). 1.3 - Disposição para mudar: para estarmos próximos a Deus, reno-vando a nossa mente em Cristo- Paulo fala – porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Filipenses 1:21 Verso 6-15 - O ato da confissão.
Nestes versículos vemos que o pecado é assumido e há um constrangimento e uma revolta contra o pecado. Podemos observar que não basta reconhecer é preciso confessar, estar indignado contra o pecado: é o efetuar a limpeza acima da vontade de praticar o pecado; buscarmos a vontade de Deus e vencermos os nossos desejos e as nossas vontades.
Esdras já sabia o que o pecado tinha feito na vida do seu povo e não queria trilhar pelos mesmos caminhos. Não era aceitável voltar a praticar os mesmos erros, tinha ciência das consequências. Nós precisamos ficar alerta, trazer a nossa mente como éramos no passado e como Deus nos transformou e não aceitarmos retroceder. “Olhando para o alto e para o nosso alvo”- Jesus.
2.1 - Precisamos abandonar o pecado e vencê-lo. No nosso coração precisa existir o desejo de abandonar tudo que nos domina, pois toda construção começa pela limpeza. Para se construir uma vida com Deus é preciso haver primeiro limpeza e isso acontece quando abandonamos o pecado.
2.2 - Não quebrar princípios: O povo quebrou princípios se casando com mulheres de povos vizinhos que adoravam a deuses pagãos. Quebraram o princípio de santidade e de servir somente a Deus.
Outro exemplo que a Bíblia nos mostra é o de Sansão que era Nazireu e tinha um voto de não cortar os cabelos e nem tomar bebida forte, nem tocar em corpo morto. Quando ele quebra os princípios e toma o mel do corpo do leão morto ele traz consequências para sua própria vida.
Conclusão: Não é fácil dizer “não” para nossa própria vontade, porém vale a pena renunciar para fazer o que agrada a Deus. O pecado tinha tornado o povo escravo e a obediência, no passado, tinha levado-os para terra prometida. Servir a Deus, limpar as nossas vidas, tem recompensa, tem vitórias, tem milagres. Aprendemos a obedecê-lo, fazemos a Sua vontade e Ele concede o que nós pre-cisamos.
Colaboração: João Andrade Jr.
Igreja Cristã Mundial
Nenhum comentário:
Postar um comentário